Foto: Arquivo escola/reprodução
A única escola estadual de ensino fundamental e médio de Silveira Martins começará o ano letivo de 2026 de forma diferente. A Escola Estadual Bom Conselho, no centro do município, está entre as 12 unidades anunciadas pela 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) aptas a aderir ao modelo do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Além da ampliação da carga horária, os alunos também terão acesso a um curso técnico associado ao ensino ampliado. No caso da Bom Conselho, será de Agronegócio.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com a diretora da escola, Maria Carmen Soares Favarin, as turmas do 1º ano do ensino médio iniciarão no novo modelo já em fevereiro do próximo ano. A previsão é que sejam abertas duas turmas, totalizando 35 alunos. O formato será implantado gradualmente, com a expansão para as demais séries nos anos seguintes.
– A expectativa é incentivar o protagonismo dos estudantes, ampliar a diversidade dos componentes curriculares e garantir mais investimentos, já que a escola possui o diferencial das salas de aula temáticas. Haverá aporte em materiais pedagógicos, didáticos e também em estrutura física – destaca a diretora.
Investimentos e obras
As melhorias previstas incluem a revitalização dos espaços de uso comum, com ênfase nas salas temáticas e nos laboratórios de ciências, química, física e biologia. Também está prevista a contratação de novos professores para atender à matriz curricular do Ensino Médio em Tempo Integral.
As novas anúnciadas
- EEE Básica João XXIII – São João do Polêsine
- EEEM João Isidoro Lorentz – Formigueiro
- EEE Reinoldo Emílio Block – São Sepé
- EEE Básica Tiradentes – Nova Palma
- EEEM Nossa Senhora das Vitórias – Cacequi
- EEE Básica Professora Lelia Ribeiro – São Martinho da Serra
- EEE Dona Joaquina– Mata
- EEE Rocha Vieira – Dilermando de Aguiar
- EEE Básica Bom Conselho – Silveira Martins
- EEE Básica Tito Ferrari – São Pedro do Sul
- Colégio Estadual José Beninca – Nova Esperança do Sul
- EEEM Afonso Maurer – Toropi
Ensino médio em tempo integral
A proposta aumenta o tempo do aluno no espaço escolar para aprimorar dimensões intelectuais, físicas, emocionais, sociais e culturais. Com isso, além de terem matemática, português, história, por exemplo, são ofertados projeto de vida, estudos orientados, trilha de qualificação profissional, iniciação científica, disciplinas eletivas e práticas experimentais, além de práticas educativas como clubes juvenis e mentoria.
Leia mais:
- Região terá 12 novas escolas estaduais em turno integral a partir de 2026; confira a lista
- Professores municipais aprovam indicativo de greve e intensificam mobilização contra a reforma da Previdência em Santa Maria
- Martha Adaime anuncia primeiros sete nomes da equipe que comandará a UFSM a partir de 2026